Ação vanguarda em prol do cuidado com a saúde do povo: Pombal foi o único município da Paraíba escolhido, de forma aleatória, para participar de um projeto de pesquisa em saúde, que visa avaliar o subdiagnóstico da hanseníase.
A Secretaria de Saúde do município, através da Secretária Rayanne Bandeira, junto as coordenadoras da Atenção Básica e de Imunização do município, se reuniram com a equipe de pesquisadores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para alinharem quanto a implementação, em 2025, de um projeto, que visará fortalecer o diagnóstico adequado e oportuno da hanseníase.
O Projeto “Fortalecimento das ações de vigilância em saúde e ambiente para o enfrentamento de Doenças Tropicais Negligenciadas” é uma parceria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, com a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, o PROADI-SUS.
Essa iniciativa que engloba estudo, pesquisa e práticas em saúde pública consiste na realização de uma pesquisa de busca ativa multifatorial da doença no município, e ainda na conscientização das pessoas e na capacitação dos profissionais de saúde sobre a hanseníase. Nesse processo, nossos profissionais da atenção básica serão capacitados, para que todo o trabalho de busca e diagnóstico esteja dentro do protocolo do projeto. Os resultados desse projeto serão divulgados após sua finalização em 2026.
Texto: Gabriel Queiroz
Revisão: Gisele Belber